O Futebol de Areia começou a ser disputado em 1992, quando as regras do jogo foram criadas e um campeonato piloto foi organizado em Los Angeles. No ano seguinte, o primeiro campeonato profissional em Miami Beach, com as equipes de Brasil, EUA, Itália e Argentina. O Brasil saiu vencedor.
Em Abril de 1994, em Copacabana, no Rio de Janeiro, o primeiro evento de futebol de praia a ser transmitido pela televisão. No ano seguinte, a primeira Campeonato Mundial que foi sediado no mesmo local. O campeão foi o Brasil, país-sede, que se tornou o primeiro campeão mundial de futebol de areia. Com o sucesso do evento, os organizadores desenvolveram o jogo e se preocuparam então em divulgá-lo mundo afora. Foi criada assim a Pro Beach Soccer Tour, com 60 jogos em dois anos pela América do Sul, Europa, Ásia e nos EUA, atraindo grandes nomes para a areia. O interesse gerado pelo tour na Europa levou à criação da Liga Européia Profissional de Futebol de Areia.
Em 1998, a Liga Europeia e a Taça da Europa floresceram. A primeira edição da Liga Europeia foi conquistada pela Alemanha, enquanto Portugal venceu a primeira Taça da Europa. As selecções que mais se destacaram nessas competições foram Portugal, Espanha, França e Itália, mas nos últimos anos têm surgido novas selecções, muito fortes, como a Suíça, a Polónia, a Ucrânia ou a Rússia.
Os quatro anos seguintes viram o crescimento consolidado por maiores progressos dentro e fora de campo. Em 2004, a FIFA, vendo o crescimento e potencial do desporto, acabou decidindo que seria o órgão internacional responsável pelo Futebol de Areia, e, em Maio de 2005 organiza a primeira Copa do Mundo de Futebol de Areia sob sua responsabilidade com sede mais uma vez na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, que acabou com o triunfo da França. Actualmente, o Futebol de Areia continua a crescer, continuando a surgir e a desenvolver novas selecções e competições pelo mundo fora.
Regras
• Bola nº 5
• Dois árbitros
• Cinco jogadores por equipa (incluindo o guarda-redes)
• De três a cinco suplentes com substituições livres
• Os jogadores competem descalços
• Três períodos de 12 minutos cada, com intervalos de três minutos entre cada período
• Os jogos nunca podem terminar empatados
• O desempate após o tempo normal é feito da seguinte forma: três minutos de «morte súbita», seguido de pontapés da marca de grande penalidade
• Todas as faltas são penalizadas com um livre directo sem barreira e marcadas pelo jogador que as sofrer
• O guarda-redes possui uma área de nove metros de comprimento a partir da sua baliza onde pode utilizar as mãos e os pés
• Os lançamentos laterais podem ser executados com as mãos ou com os pés
• O jogador que receber um cartão azul ficará fora do jogo durante dois minutos, não podendo haver substituição
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